9.12.15

WAFFLE DE ABOBORA SEM GLUTEN E SEM LACTOSE COM AVEIA







Foi dada a largada para o Natal. Entre o consultório, o atendimento domiciliar de cardápio e treinamento de cozinheira e a pós graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico ainda me organizo para preparar e ajudar no Natal da casa de minha mãe, sogra, Tia e amigos. O Natal da sogra será um brunch na nossa casa no dia 25 de dezembro. Como há na família intolerante e sensíveis ao glúten um dos pratos que irei apresentar será essa panqueca. Na próxima postagem colocarei o cardápio completo repleto de delicias.  Bora para a cozinha, bjos

Aqui vale uma observação importante. A aveia naturalmente não contém glúten, mas sim uma proteína chamada avenina. Os produtos do mercado da marca Monama® vendem aveia sem glúten, ao contrário de similares no mercado que sofrem contaminação por trigo, centeio ou cevada.

 image

WAFFLE DE ABÓBORA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE COM AVEIA 
Receita adaptada por Tutu Galvão Bueno

Rende 6 waffles

É interessante moer a noz moscada na hora pois as compradas prontas têm um gosto amargo geralmente. O leite de amêndoas pode ser usado no lugar porém não dará o mesmo resultado. Caso seja celíaca é indicado encontrar aveia isenta de glúten.

Ingredientes
1 ¼ de xícara de leite de soja sem açúcar
1 colher de chá de sumo de limão
¾ de xícara de aveia em flocos dividida
1 ½ xícara de farinha de aveia
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de cardamomo
1/8 colher de chá de noz moscada recém moída
¾ de xícara de purê de abóbora – veja recomendação abaixo
3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem, mais um pouco para untar
1 colher de sopa de melado de cana - opcional
¼ de colher de chá de sal
Mel ou maple syrup para servir

Modo de preparo
Numa tigela média misture o leite o sumo de limão e deixe descansar por 5 minutos para coagulado;
Pré-aqueça a maquina de waffles;
Moa ½ xícara de flocos de aveia no mixer ou no moedor e coloque numa tigela. Adicione o restante da aveia em flocos, a farinha da aveia, o fermento, a canela, o cardamomo e noz moscada – mexa bem;
Separadamente misture o purê de abóbora com o óleo de coco, o melado de cana, e o sal ao leite coagulado e mexa levemente. Coloque tudo isso na mistura das farinhas e mexa até que tudo esteja agregado. Se a mistura parecer muito pesada adicione 2 a 3 colheres de leite de soja;
Lubrifique generosamente os dois lados da maquina de waffle e coloque aproximadamente ½ xicara da massa pronta para cada waffle. Cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que a superfície esteja crocante e dourada. Para testar levante cuidadosamente a tampa da maquina pois a massa livre de glúten tende a ser mais grudenta. Retire o waffle e repita com o restante da massa lubrificando a maquina com o óleo de coco a cada leva de waffle. Sirva com maple syrup ou mel.

Recomendação: Procure comprar uma abobora fresca do tipo cabochá que tem a casca verde e é laranja por dentro. Descasque e corte em cubos, aproximadamente 2 xicaras e cozinhe no vapor, amasse com um garfo e depois meça a quantidade.

As sobras de waffle pronto podem ser armazenadas em embalagem no freezer por até 3 meses e requentadas no forninho ou torradeira antes de serem servidas.
 
  • fotos e receita Amy Chaplin

2 comentários:

Ana disse...

Sensacional Tutu Galvao, adorei a receita =D

tutu galvao bueno disse...

Ana, que legal que você passou por aqui e gostou da receita da panqueca sem glúten e sem lactose. Espero que tenha um excelente Natal e desejo um 2016 repleto de coisas boas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...