30.7.15

DIETA FODMAP - PARA SINDROME DO INTESTINO IRRITADO (SII)




Você sofre de episódios de diarreia frequente, prisão de ventre, flatulência, gases e dores abdominais? Então a dieta baixa em FODMAPs é feita para você.

DIETA BAIXA EM FODMAPs

FODMAPs é o acrônimo de Fermentable Oligo-Di-Monosaccharides and Polyol. São carboidratos de cadeia curta, de difícil absorção que pelo seu poder osmótico, aumentam o volume de líquido na luz intestinal e são fermentados pelas bactérias do intestino. Existem certos tipos de açúcares de difícil absorção no intestino. Não são apenas açúcares simples como glicose mas apresentam estruturas mais complexas que passam intactas no trato gastro intestinal. São raramente absorvidas, e para aqueles que sofrem de SII (Síndrome do Intestino Irritado) a sensibilidade é maior. Esses açúcares podem despejar água dentro do intestino provocando diarreia. Quando esses açúcares chegam no intestino grosso, as bactérias locais começam a fermenta-lo causando gases, inchaço e dores abdominais.

A dieta baixa em FODMAPs é a exclusão dos alimentos que fermentam - os FODMAPs por 4 a 6 semanas e depois a reintrodução de cada grupo para se detectar qual seria o detonador dos sintomas de SII. Essa dieta iniciou-se na Austrália e pesquisada constantemente pela The Monash University. A boa noticia é que estudos recentes na Kings College, Londres demonstraram resultado em 70% dos pacientes tratados.

A Síndrome do Intestino Irritado (SII) é de alta prevalencia em todo o mundo - 20% dos adultos e adolescentes. Para o diagnostico deve-se excluir a doença celiaca, que pode ocasionar sintomas semelhantes aos da SII.



DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca é caracterizada pela má absorção intestinal, diarreia, meteorismo e desnutrição em decorrência de inflamação cronica do intestino delgado, ocasionado por reação imunológica ao glúten. Publicações recentes relatam aumento de sua prevalência em aproximadamente 1% da população. Para o diagnóstico são feitos exames de sangue com alta sensibilidade e especificidade (anticorpo antiendomísio e antitransglutaminase) e biopsia intestinal realizada durante exame de endoscopia. O único tratamento consiste na exclusão total e definitiva do glúten - proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia.

Procure um especialista para conversar sobre seus sintomas e jamais siga a dieta FODMAP sem orientação nutricional. Tenho observado em meus pacientes que sofrem de SII excelentes resultados através da dieta baixa em FODMAPs e fortemente recomendo. Estudo muito o assunto e me tornei uma especialista. Qualquer duvida a respeito estou a disposição, beijo a todos, Marina I Tutu

Quer saber mais entre no site da The Monash University sobre a dieta FODMAP
Fotos site The Monash University e Google
  • Fotos Monash University

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...