2.8.12

EDITOR NA COZINHA - ARROZ BASMATI COM POLVO




Editor de livros, Ronaldo Graça Couto adora a cozinha descomplicada e não mede esforços para encontrar ingredientes especiais. Em recente matéria publicada na Revista Charlô ele diz que gosta de ir ao Brás, próximo ao Mercado da Cantareira sem nenhuma pretensão e a partir do que encontra por lá busca inspiração para a elaboração dos pratos que irá servir aos amigos. E um dos mais famosos é o arroz de polvo que ele prepara com o delicadíssimo arroz basmati - bastante utilizado na cozinha oriental.

O arroz Basmati é um grão saboroso e muito especial. É proveniente da Índia, mais precisamente dos pés do Himalaia. Seus grãos bem longos e pequenos têm um aroma delicado e talvez um sabor adocicado, mas muito agradável. Aqui no Brasil quem está produzindo é a Ruzene, no Vale do Paraíba.

Quis testar a receita no fim de semana, quando gosto de servir para a família um prato único - numa só panela, sem acompanhamentos. E foi assim, bem no sossego aproveitei o sábado de manhãzinha, para dar uma chegada até o Ceasa para adquirir um polvo fresquinho de 1 e 1/2 kilo. Com todos os ingredientes à mão foi tudo muito rápido e o resultado ficou excelente. Obrigada Ronaldo pela generosidade em compartilhar essa deliciosa receita para o Blog da Tutu.

Agora leitor é a sua vez. Vamos prá cozinha?

ARROZ BASMATI COM POLVO

Adaptado por Tutu Galvão Bueno

Para 4 pessoas

Ingredientes
1 polvo de 1.5 a 2 k
2 cebolas grandes inteiras
1 alho-poró picado
1 colher de sopa de salsinha picada ou coentro
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho
½ colher de chá de sal
400 g de arroz basmati

Modo de preparo

Numa panela de pressão aquecer o azeite, colocar o alho esmagado, deixar por 1 a 2 minutos e retirar; Levar o polvo nessa panela, dar uma passada pelo azeite nos dois lados por alguns minutos; Acrescentar os legumes, tampar a panela e deixar em fogo baixo por 30 minutos (não é necessário colocar água porque o polvo solta muita água). Retirar o polvo da água e cortar os tentáculos em pedaços de 2 cm. Reservar. Coar o caldo do cozimento. Cozinhar o arroz na água do cozimento do polvo, calculando uma medida de arroz para duas de caldo, adicionar sal e a pimenta do reino; Quando o arroz estiver prestes a ficar pronto, acrescentar o polvo picado, ajustar os temperos e polvilhar a salsa picadinha. DELICIA, DELICIA DELICIA.
  • Foto arquivo pessoal 
  •  .

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...