16.4.11

BACALHAU NA PÁSCOA, E PORQUE NÃO HOJE OU QUALQUER OUTRO DIA?

Sempre achei que o bacalhau não é para ser consumido apenas na Páscoa ou no Natal. Muito pelo contrário, delicioso como ele só, vai bem em qualquer ocasião. Mas para fazer em casa é sempre bom ter um pequeno estoque dele já dessalgado no freezer. E peço uma coisa à vocês, por favor, não comprem os já dessalgados, vendidos no supermercado - pobrezinho dele, seu reinado termina em dois segundos ao você experimentar um bacalhau sem absolutamente nada de sal e então qual a graça? Entenderam, né, bom mesmo é aquele dessalgado em casa. Já publiquei no blog algumas dicas (com vídeo) de como comprar o verdadeiro bacalhau Gadus Morhua e como processá-lo. Na verdade as dicas são do Leonardo, do Empório Chiapetta do Mercado Municipal de São Paulo que é um expert no assunto. A deliciosa receita do bacalhau encapado que publico aqui já fiz inúmeras vezes. É da Mazzô França Pinto, ou do Charlo? Não sei, ambos servem no seu bufê e para mim tanto faz. Está no livro da Mazzô, A Cozinheira e o Guloso onde tem mais de 80 receitas com uma pegada mineira - raízes da chef. O prato acompanha um molho bastante calórico com muito creme de leite que acho totalmente dispensável, tanto é que não publico aqui para vocês. Agora o que você tem que fazer é correr, voe para comprar o seu bacalhau pois ainda dá tempo de dessalgá-lo e prepará-lo para a Páscoa. Sucesso absoluto!!!!

BACALHAU ENCAPADO

Ingredientes
1 kg de batatas descascadas e picadas em palitos médios
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola cortada em rodelas
1 xícara de chá de azeite português
1 kg de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinha, em lascas
4 ovos batidos de como omelete
Sal e pimenta-do-reino, se necessário
2 colheres de sopa de salsinha picadinha
1 retângulo de 40 cm a 50 cm de massa folhada já aberta
1 ovo, clara e gema separadas

Modo de preparo
1. Refogar a batata na manteiga, com cuidado para não quebrar. 2. À parte, refogar a cebola em metade do azeite. Misturar o bacalhau, refogando-o até ficar enxuto. 3. Adicionar a batata com cuidado e acrescentar os ovos batidos. Provar e temperar, se necessário, com sal e pimenta. 4. Polvilhar a salsinha. Secar um pouco e reservar. Virar uma assadeira e forrar o fundo com papel-alumínio untado com manteiga 5. Colocar a massa e por a mistura de bacalhau bem no centro. Envolver o recheio com a massa, como um pacote, colando as extremidades com a clara de ovo 6. Pincelar o embrulho com a gema e fazer dois furos na massa (para o ar interno ter por onde sair) 7. Assar até dourar.
  • Foto do livro de Mazzô e Thomas Souto Corrêa

2 comentários:

weirdcombos disse...

Também adoro bacalhau e concordo contigo. Não existe ocasião especial porque o bacalhau é espeical em qualquer ocasião. Ficou muito elegante este seu prato com massa folhada. Vou tentar reproduizí-lo dentro em breve.
Cheers,
Heguiberto

tutu galvao bueno disse...

Hi Heguiberto, amanhã chegará em casa um bacalhau para ser dessalgado para o preparo de 3 refeições. Viva o bacalhau em qualquer ocasião!!!!! Adorei seu blog e saber que me colocou na lista de visitas. Tks, Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...