27.1.11

QUENTÃO DE HIBISCO - É o meu chá preferido na Lapinha

Aqui, no Spa Lapinha quase que diariamente servem um chá de hibisco quente. Ele tem um sabor delicioso e pode ser misturado com frutas ou preparado como um quentão; com cravo, canela e gengibre. Esse é um dos meus preferido além do chá de abacaxi e banana que já postei. Fui atrás da flor de hibisco na horta orgânica do Spa e encontrei mudas pequenas. Sua safra é por volta de março-abril, época que suas flores são desidratadas e vendidas.

A vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo (Hibiscus sabdariffa) é um arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa, África ou Ásia, pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivado comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário. Apesar da África ser o maior produtor, o maior exportador é a Alemanha. São de coloração arroxeada, assim como quase toda a planta.

O chá de hibisco é indicado para dieta de emagrecimento, espasmo gastrintestinal, cólica uterina, má digestão, gastrenterite, hipertensão, constipação intestinal, ativar a excreção da urina, infecções da pele, varizes e hemorróidas.

No verão, a pedida é servir gelado!
G E L A D O.

RECEITA DE CHÁ DE QUENTÃO DE HIBISCO
Adaptado pelo Blog da Tutu

Ingredientes
8 colheres de sopa de hibisco - 48g
casca de laranja - 16g
2 colheres de sopa de maçã desidratada - 14g
gengibre - 15g
canela - 18g
1colher de sobremesa de cravo - 5g
4 colheres de chá de folhas de stévia - 3g (só no final para não amargar)
10 xícaras de água - 2 L

Modo de fazer
Colocar os 2 litros de água quente em uma panela. Quando levantar fervura desligue. Coloque as folhas de hibisco e os outros ingredientes. Coe e sirva.
  • imagens de arquivo pessoal e google images
  • sempre é tempo de adaptar e melhorar a receita 

Um comentário:

Sergio GB disse...

Legal , muito interessante ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...